Dicionário
 Aberto e colaborativo
 Página principal

Significado do paños de guanaceo




Danilo Enrique Noreña Benítez

paños de guanaceo
  17

O termo correto é Panos de Gualaceo. São tecidos típicos de uma cidade equatoriana chamada Gualaceo (Há também um rio, um cantão e uma região com esse nome). O tecido é grosso e resistente, especial para o trabalho. A palavra gualaceo significa água parada ou água calma.

  




John Rene Plaut

PANOS GUANACEO ou macanas guanaceo são tecidos feitos no Equador com a antiga técnica de ikat. As seções estão amarradas em torno de um conjunto de fios e manchadas. As peças cobertas pelas amarras com fibras de cabuya mantêm sua cor original, enquanto as seções expostas são impregnadas com a nova coloração do tingimento. Desamarar os nós gera um belo policromado com desenhos complicados, que só são visíveis depois que os fios passaram pelo tear. A produção de uma única macana é um processo longo e trabalhoso no qual uma equipe de mulheres e homens trabalha. Denis Penley (1988) explica em seu livro Paños de Gualaceo que a preparação da cabuya, do corante, do engchimento, do amarração, do tingimento, da desfaçatez, da confecção da franja e do amido são tarefas femininas, enquanto a preparação da dobra no tear e no tecido, porque precisam de mais força, são masculinas. A conclusão da franja é feita por mulheres com suas próprias unhas, e com domínio admirável. Vários desenhos são obtidos, incluindo pássaros, caracóis, flores, insetos e várias formas geométricas.

  



  ADICIONAR NOVO SIGNIFICADO  




       

          


Este site usa seus próprios e cookies de terceiros para otimizar sua navegação, se adaptar às suas preferências e realizar trabalhos analíticos. À medida que continuamos a navegar, entendemos que você aceita nossas Políticas de cookies